As belezas do Cariri Paraibano

Será lançado nesta quinta, 17, o folheto de cordel Cariri de A a Z: as belezas do Cariri Paraibano, da escritora Clotilde Tavares. O lançamento acontece no Sebo Cata-Livros da Praça da Bandeira, em Campina Grande (PB), cidade natal da autora, a partir das 11h da manhã.

Homenageando o berço dos seus antepassados, a escritora, cujo nome completo é Clotilde Santa Cruz Tavares, fala sobre a região onde nasceram a sua avó Inez Santa Cruz Ferreira, natural de Prata (PB) e a sua mãe Cleuza Santa Cruz Tavares, nascida em Coxixola (PB).

A escritora conta que “começando a freqüentar as reuniões do Instituto Histórico e Geografico do Cariri, apresentei um trabalho e no final do trabalho tive a idéia de incluir uns versos sobre o Cariri. O povo gostou e eu então resolvi escrever o folheto, onde faço uma louvação à região, natureza, história, cultura, etc e ainda cito, rimando, dentro das estrofes, todos os 40 municípios do Cariri histórico. Por isso é que é “de A a Z”, ou seja, de Alcantil a Zabelê”.

Congo, Prata, Coxixola,
Ouro Velho e Parari,
Cabaceiras, Serra Branca,
E São João do Cariri,
Cidades de muita história
Roteiros cheios de glória
Os mais belos que já vi.

Médica por formação, professora universitária aposentada (Departamento de Artes da UFRN), Clotilde Tavares é tida por estudiosos como uma das primeiras mulheres a assinar cordéis, tendo sido seu primeiro publicado em 1974. É ainda autora de vários livros, dentre os quais Iniciação à visão holística (Record, 1998) e A magia do cotidiano (Clotilde News, 1999).

Veja também
Um papo com a autora, sobre poesia popular, no blog Sempre Algo a Dizer
Site de Clotilde Tavares

Uma ideia sobre “As belezas do Cariri Paraibano

  1. Parabéns pelo belo trabalho de divulgação de nossa cultura,paraibana e nordestina…

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>