Ilustres desconhecidos

Natal – O editor do Memória Viva, Sandro Fortunato, e o fotógrafo Canindé Soares estão preparando um livro sobre estátuas, bustos e efígies da cidade de Natal (RN). A ideia é catalogar esses monumentos, públicos ou privados, e mostrar quem são as pessoas homenageadas.

Além da falta de cuidado com a História e a memória, o vandalismo contribui para que o cidadão fique sem saber quem está representado nesse tipo de homenagem. O livro pretende corrigir essas falhas.

Até agora, a dupla de repórteres já percorreu mais de 50 praças e várias instituições para fazer o levantamento desses monumentos. “A impressão inicial não foi das melhores”, diz Sandro Fortunato. “Esse tipo de homenagem quase desapareceu, em Natal, durante as três últimas décadas do século XX. Os melhores trabalhos, feitos até a década de 1960, foram feitos em São Paulo, no Rio de Janeiro ou na França. Depois há uma queda, em quantidade e qualidade. Nessa última década, há uma retomada ainda tímida, feita principalmente por particulares e instituições”, completa.

As pesquisas para o livro devem ser concluídas até junho.

Leitura complementar
Às vezes famosos, quase sempre esquecidos

Blogs dos autores
Canindé Soares
Sandro Fortunato

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>