Monumento a Pedro Velho completa 100 anos

pedrovelho.jpgNatal – O busto em homenagem a Pedro Velho, primeiro governador do Rio Grande do Norte, completa neste 7 de setembro cem anos de existência.

Em seu livro Vida de Pedro Velho, Câmara Cascudo fala sobre a instalação do monumento:

Pela mão do meu pai assisti à inauguração do busto de Pedro Velho a 7 de setembro de 1909. O arranjo da pracinha, batizada com pedante nome inglês, Square Pedro Velho, é dois anos posterior.

O busto de Pedro Velho foi projeto Corbiniano Vilaça e executado em Paris pelo escultor Edmond Badoche. Há uma figura feminina que inclina para o homenageado um ramo votivo, representando a pátria norte-rio-grandense (…).

Era um domingo. O governador Alberto Maranhão presidiu o cerimonial muito emocionado. (…) O busto ficaria ali apenas durante o tempo em que a terraplanagem da Praça Pedro Velho, em Petrópolis, terminasse. Terminou há 47 anos. O provisório tornou-se, brasileiramente, o permanente”.

O texto foi escrito em 1956. Posteriormente, o busto e a estátua seriam finalmente transferidos para a Praça Cívica Pedro Velho. Originalmente, o busto ficava sob uma coluna, depois coberta por placas de mármore.

Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, primogênito de seis irmãos, foi abolicionista, primeiro governador do Rio Grande do Norte, e é tido como o organizador na política no Rio Grande do Norte. Importante republicano, fundou o Partido Republicano no estado, lançou um jornal chamado A República e, ainda no sistema confuso, logo após a proclamação da República, assumiu como governador. Nesse cargo, durante os dois anos seguintes, passariam outras doze pessoas, até que em fevereiro de 1892, Pedro Velho fosse eleito pelo Congresso Legislativo Estadual, quando só então teríamos uma organização mais próxima da que temos hoje.

Veja fotos do monumento: aqui e aqui.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>