Farsa da Boa Preguiça

Farsa da Boa Preguiça, primeira peça de Ariano Suassuna montada pelo Teatro Popular do Nordeste em parceria com Hermilo Borba Filho em 1960, ganha montagem itinerante através da parceria de dois grupos de teatro da região; Ser Tão Teatro (PB) e Clowns de Shakespeare (RN).

Juntos, os grupos reúnem uma equipe de mais de vinte profissionais de todo o Brasil, sob a direção da carioca Christina Streva e do paulista Fernando Yamamoto. A estreia nacional foi em 27 de fevereiro. Agora, a trupe segue viagem por sete estados nordestinos, se apresentando em praças públicas de 21 cidades dos estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

A comédia é escrita com base em romances e histórias populares do Nordeste. A peça conta a trajetória de Joaquim Simão, um tipo “amarelo” nordestino, cujas proezas são versos, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua pseudo-intelectual esposa Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista. Através de diversas reviravoltas e causos, orquestradas por um trio divino, composto por um cristo, um arcanjo e um santo, a trama vai cruzando o destino dos quatro personagens para mostrar que o único e verdadeiro objetivo do trabalho é a preguiça que ele proporciona depois. Enriquecendo a trama, três demônios utilizam vários disfarces e artimanhas para dificultarem os planos do trio.

As apresentações são gratuitas. Veja locais, datas e horários das próximas apresentações:

Natal (RN) – 15 de março, às 19h30, na Praça Augusto Severo (Largo Dom Bosco), em frente ao Teatro Alberto Maranhão
Recife (PE) – 17 de março, às 19h, no Pátio de São Pedro
Limoeiro (PE) – 18 de março, às 20h, na Praça da Bandeira, em frente ao Centro Cultural
Caruaru (PE) – 22 de março, às 20h, no Marco Zero
Maceió (AL) – 20 de março, às 20h, no Espaço Multieventos
Traipu (AL) – 24 de março, às 19h, na Avenida Beira Rio
Arapiraca (AL) – 26 de março, às 17h, Ceci Cunha

Mais informações no site www.sertaoteatro.com.br/farsa

Uma ideia sobre “Farsa da Boa Preguiça

  1. fui ao site, memória viva, atrás do pasquim digitalizado, mas não encontrei. será que busquei certo??? vc pode me orientar??? soube pela folha de são paulo que o site disponibilizaria o pasquim digitalizado. obrigada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>